fbpx
Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Resenha: O amor nos tempos do blog

Já faz algum tempo que quero fazer resenhas de livros aqui no blog. Mais por falta de tempo do que outra coisa, acabei demorando para começar. Porém, cá estou eu para a primeira resenha do JDB. E eu não poderia começar falando de outro livro que não fosse esse… Afinal, tem muita relação com a blogosfera.
Antes de tudo, quero deixar claro que esta é a minha opinião sobre o livro. Você poderá lê-lo algum dia e discordar comigo, pois cada um de nós temos um gosto diferente, certo? Vamos lá!
Sinopse: O que você faria se estivesse perdidamente apaixonado e sem coragem de se declarar à pessoa amada? Ariza, um garoto de treze anos, decidiu escrever um blog. Tudo começou quando ele foi à biblioteca devolver um livro e deu de cara com uma linda garota. Ela sorriu para ele, e isso bastou para que Ariza se encantasse. Assim, de encontros e desencontros, e de blog em blog, esta trama vai sendo construída – como se constroem muitas das histórias de amor hoje em dia.

“O amor nos tempos do blog” é do autor Vinicius Campos (@vini80) – ator, jornalista e, atualmente, apresentador do Disney Channel. O livro possui 93 páginas que, ao serem folheadas, é como ler vários posts de um blog, inclusive com os comentários. A obra “O amor nos tempos da cólera”, do colombiano Gabriel García Márques, foi uma grande inspiração para a de Vinicius. E, além disso, é o livro favorito do personagem Ariza.
O livro é dividido em três blogs: Ariza em Silêncio é o primeiro a aparecer. Lá, o garoto de 13 anos conta sobre sua rotina, começando pelas férias e, ao decorrer da história, sobre sua vida com seus pais e a garota que conhece na biblioteca. O segundo, Deusa Cibernética, é o blog de uma garota popular, que usa seus dias na escola para mostrar-se superior. E, por último, Cinderela Virtual,  o blog de uma garota tímida, quieta e sonhadora. 
Tudo o que acontece na vida dos três é postado no blog, cada um com sua versão. Em seu blog, Ariza conta sobre sua vida e sobre a garota que conhece na biblioteca. Então, começa a receber vários comentários da Cinderela Virtual, que começa a ajudá-lo com comentários de apoio e conselhos.
A história do livro é bem fácil de se identificar: ela basicamente consiste no primeiro amor, na coragem de puxar assunto e naqueles sentimentos confusos que aparecem com o tempo. Além disso, o autor abordou dois temas bem interessantes e comuns no nosso dia-a-dia: separação dos pais e uma deficiência (que não vou contar pra vocês para não perder a graça do livro).
Acredito eu que todos nós já vivemos algo parecido à história de Ariza. Não completamente, mas uma boa parte. É por isso que é tão fácil se enxergar na história. Além disso, a linguagem é bem fácil e simples. Como disse anteriormente, é como ler um blog. Você se sente amiga dos personagens e começa a querer ajudá-los também.
Confesso que, antes de ler “O amor nos tempos do blog”, imaginei um enredo totalmente diferente. Talvez tenha até inventado uma história sem antes conferi-la. Terminei o livro com uma certa decepção: acabei esperando muito e, no final, senti que não passava de uma paixão de dois adolescentes de 13 anos, que passaram por algumas complicações antes de, finalmente, conversarem.
Não sei se é porque esperei demais ou se é porque o livro é voltado (mais) para o público (pré) adolescente. Ou se, talvez, estou ficando velha e preferindo outros tipos de livros. Mas senti falta de muita coisa: a sinopse dá a entender ser uma história bem diferente do que é. Como disse antes, devo ter esperado demais, principalmente porque, antes de adquirir “O amor nos tempos do blog”, li muitas críticas positivas. Foi até por esse motivo que demorei para resenhar este livro: me senti (muito) estranha por ser a única que não gostou tanto.
Mesmo assim, vale a pena a leitura. O livro é bem curto e dá para ler rapidinho. Demorei menos de duas horas para terminá-lo, se não me engano. Ele tem uma linguagem bem fácil e rápida, sem contar a mensagem que deixa no final. Vou deixar vocês descobrirem e voltarem a ter 13 anos novamente. Foi bem assim que me senti quando terminei “O amor nos tempos do blog”.
Avaliação: 
Volto a repetir que essa é a minha opinião e que, óbvio, você tem todo o direito de discordar ou pensar diferente. Apenas estou expondo aqui o que eu achei do livro!
E vocês? Já leram ou querem ler “O amor nos tempos do blog”? Conta pra gente!

Compartilhe o post

6 comentários
  • Paula
    fevereiro 23, 2018

    O livro é ótimo terminei de ler ele agora♡

  • Lu Santos
    setembro 1, 2012

    Eu quero muito esse livro! Já vi em vários blogs, mas o livro que é bom, nada, hashtag chateado
    http://lelusantos.blogspot.com.br/

  • --
    agosto 25, 2012

    Eu,curti amei a resenha,eu ainda não conhecia e to querendo acha-lo para ler kk,
    pode seguir e retribuir a visita?
    http://www.supercaprichada.com.br/

  • Jefferson Reis
    agosto 25, 2012

    Fiquei com vontade de ler.

  • Andresa Castro
    agosto 24, 2012

    Pela sinopse achei o livro bem interessante, e mesmo que seja para "pré-adolescentes", eu achei criativo o fato de blogs serem citados em um livro! hehehe
    E amo livros fáceis e rápidos ~le preguiçosa~ UHSAUSUAHUAH'

    Julie, estou seguindo o JDB (amo muito aqui *-*), se não for incômodo, dá uma visitinha?
    http://loucosinformados.blogspot.com/
    Também já curti o JDB no face ^^
    http://facebook.com/LoucosInformados

    Fique à vontade se quiser retribuir! =)
    Beijos, bom fds!

  • Jéssica Kampa
    agosto 24, 2012

    Sabe Ju, fiquei curiosa para ler esse livro. Parece ser bem legal. O engraçado, é que geralmente esse tio de livro para pré adolescente, giram em torno de um contexto ("paixão de dois adolescentes de 13 anos, que passaram por algumas complicações antes de, finalmente, conversarem."). Aliás, todo livro que envolva o amor, gira em torno disso. Você concorda comigo? Não sei se só falei besteira até agora, mas é o que eu acho.
    E outra, fiquei bastante curiosa com o que tem escrito no "Amor nos tempos do blog". ♥
    Beijos e abraços.
    MaisqueAlegre.blogspot.com.
    *-*

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.