fbpx
Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Resenha: A culpa é das estrelas

“Que não seja imortal […] mas que seja infinito enquanto dure”¹

Hazel é uma paciente terminal de 16 anos que tem câncer desde os 13. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.

A culpa é das estrelas foi um livro que me pegou desprevenida. É uma história sobre câncer, sim, mas de jeito nenhum é um livro sobre hospitais, e isso foi uma agradável surpresa. O grande diferencial deste livro é justamente o local em que ele se passa: Um grupo de apoio, um shopping, uma viagem… Não é um livro sobre a morte de um paciente com câncer, é sobre a vida deles. Como é ter que aceitar o seu “conjunto limitado de números”, e lidar com os obstáculos conforme aparecem. Acima de tudo, mostra que, independente da situação, não existem apenas os dias ruins.
Os personagens são tão reais que você poderia encontrar com eles na rua qualquer dia e não se surpreender com isso. Eles têm sim os medos deles, mas eles também sabem usar um humor irônico e lutar para aproveitarem a vida que ainda lhes resta. Eles não deitam chorando e esperando a morte, pelo contrário, eles desafiam a doença: eles vivem, se apaixonam e aproveitam cada instante. 
Então, se o que você quer é um livro sobre câncer – com nomes médicos, drama e muitas lágrimas – leia A guardiã da minha irmã, de Jodi Picoult. A culpa é das estrelas é um livro para reflexão, não para lágrimas (não, eu não chorei lendo). Este livro usa o sarcasmo para transformar duras realidades em algo leve de se ler. Claro, nem por isso deixa de ser triste. É um livro que te comove, mas que te faz querer repensar as coisas e aproveitar melhor o seu conjunto de números, fazer o seu infinito valer à pena. É um livro intenso e apaixonante, que você simplesmente precisa parar tudo o que está fazendo agora e ir comprar/ler agora!

Então, para encerrar o post, deixo a citação (foi difícil escolher) que mais me
marcou neste livro, e que faz um sentido absurdo:

“Parecia que tinha sido, tipo há uma eternidade, como se tivéssemos vivido uma breve, mas infinita eternidade. Alguns infinitos são maiores que outros.” (p. 210)

Avaliação:

E vocês? Já leram “A culpa é das estrelas”? O que acharam? Comenta aí!

Nota¹: Trecho de “Soneto da Fidelidade”, de Vinicius de Morais.

Compartilhe o post

12 comentários
  • Queridos Devaneios
    março 28, 2013

    Eu amei o liro, ele está agora na lista do meus favoritos é simplesmente INCRÍVEL, chorei horrores no final, foi totalmente inesperado! Eu amei *—-*

    SORTEIO NO BLOG!

    http://www.queridosdevaneios.com/2013/03/primeiro-sorteio-no-blog.html

  • Nina Deck Leão
    março 25, 2013

    Eu li e amei, nossa maravilhoso, me fez chorar, rir, e ainda querer mais.

  • Mariana Gomes
    março 4, 2013

    Fiquei com mais vontade ler este livro! Preciso dele! Já li tanta resenha sobre e todas falam muito bem da história. Acho que já tá na hora de eu ler…

  • manusampaio
    março 3, 2013

    Todas as resenhas que eu já li, falam muito bem dele. Já tô com ele no tablet, só tô esperando terminar alguns, pra começar a ler este em ebook.

  • Alyne Lemos
    março 3, 2013

    Cara, eu infelizmente ainda não li. Gosto muito de histórias assim, mesmo e estou verdadeiramente ansiosa pra ler. Adorei a sua resenha, você foi clara guardando o melhor para quem ainda não leu. Amei mesmo.

    Beijos
    http://paginasnaestante.blogspot.com.br/
    @pginasnaestante

  • Paula Araújo
    março 3, 2013

    Falam tanto, e tão bem deste livro que ficou curiosa pra conferir!

    pauladisse.tk
    @pauladisse

  • Sara Maia
    março 2, 2013

    Aww quero ler muito esse livro! Gosto de livros que abordam temas fortes, mas que, com a narração do autor, mostre aquilo de outra forma! 🙂 De uma forma leve, natural e às vezes engraçadas. Um livro nesse estilo é As vantagens de ser invisível, adorei, super recomento!! 🙂
    Amei tua resenha ^_^
    Kissus
    http://www.penseicliquei.blogspot.com

  • Thalia Fernanda
    março 2, 2013

    Estou louca pra ler esse livro,quero compra – lo logo.
    http://imperfeitaadolescente.blogspot.com.br/

  • Camilla Victória
    março 2, 2013

    Oi Julie 😀
    aqui é a Camilla novamente .. Estou aqui pra dar uma sugestão pra você , na sua próxima resenha fale do 'livro Luana adolescente Lua crescente' é uma ótima leitura , além de divertidíssimo ! Li esse livro através de uma sugestão da minha amiga , ai resolvi ler o livro .
    Ele tem poucas páginas então foi rápido de ler (confesso que foram só alguns minutinhos). Você vai amar ! o livro conta a história de Luana , uma adolescente que tem os pais separados e mora com a mãe durante a semana e vai para a casa do pai nos finais de semana .
    Luana , como toda adolescente , tem seus amores , seus segredos e desconfianças . Ta bom .. vou parando por aqui , se não vou estragar o final da história ! rs
    Eu recomendo ! além de uma leitura prazerosa e divertida , tem um 'quê' de romance .

  • Anônimo
    março 2, 2013

    tô esperando o meu chegar,tô super ansiosa *-* adorei a resenha

  • Érika
    março 2, 2013

    Meu livro preferido EVER!
    Amei a sua resenha! s2'

  • Camilla Victória
    março 2, 2013

    Amei Julie !
    amo ler as resenhas que você posta no blog (confesso que é uma das minhas partes favoritas)sempre que acesso o blog (além de ver a parte de moda , que eu , particularmente adoro)leio as resenhas . E confesso , que depois de lê-las , quero comprar logo o livro , pois do jeito que você expõe a sua opinião e faz as seus comentários , o livro se torna interessante pra mim , mesmo sem conhecê-lo .
    Beijos Ju !

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.