fbpx
Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Fotografando: o que é exposição?

Há um tempo atrás, bem no comecinho do blog, eu fiz um post de introdução à fotografia (confira). Na época, acabei falando mais sobre minha nova câmera do que sobre os conceitos de foto. Por isso resolvi (re)começar a série de postagens sobre esse assunto que eu gosto tanto.
A ideia é, a cada semana, trazer um assunto novo. Os primeiros, claro, vão falar sobre as partes técnicas que ajudam a compor uma boa imagem. Depois, ao longo dos posts (e das semanas), vou trazendo dicas para fotografar com compactas ou até inspiração de lugares. Tudo de um jeito bem diferente do que tenho feito (só com fotos).
Ao longo das postagens, vou usar conhecimentos que adquiri com o tempo e, também, dicas que aprendi na faculdade. Assim eu consigo facilitar um pouco o assunto, sem aquela complexidade de muitos artigos pela internet, né? O objetivo é trazer posts que vão ajudar vocês ao invés de complicar mais ainda. E, para começar, o primeiro assunto será exposição.

Mas, afinal, o que é exposição?

Em alguma aula que você teve entre esses anos, algum professor já deve ter dito que só enxergamos o mundo porque nele existe luz, certo? E com a câmera não é diferente. 
Eu sempre penso na lente da câmera como um olho humano. Se há muita luz, vamos ver o objeto claro demais. Se há pouca luz, vamos ver o objeto escuro demais. E é aí que a exposição entra na fotografia.
A exposição é a entrada da luz. Toda vez que fotografamos, a luz passa pela lente e chega ao sensor da câmera, formando o que, depois do clique, será nossa fotografia.
Quando há muita entrada de luz, a foto fica clara demais. Ou seja: superexposta. Quando ocorre o contrário (pouca entrada de luz), a foto fica subexposta. Ou seja: muito escura. 
Para balancear a entrada de luz, nós temos que ficar atentos ao fotômetro que nos mostra se a foto irá ficar clara demais ou escura demais. Ele fica na tela da câmera ou no viewfinder. O fotômetro é mais ou menos assim:
Quando a seta está no meio, é sinal que a foto está com a entrada de luz “equilibrada”. Se ela estiver para a esquerda, significa subexposição. Para a direita, superexposição.
Algumas câmeras compactas possuem modo manual e permitem que você configure a exposição. Se a sua não possui essa opção, você pode controlar a luminosidade da foto usando a “compensação de exposição” (EV). Essa opção fica, geralmente, na configuração da câmera e tem o mesmo “formato” que o fotômetro.
Depois de conhecer o que é exposição, nossa ideia de fotografia já muda bastante, né? Percebemos, agora, porque tantos momentos tiveram que ir para a lixeira do computador só porque as fotos ficaram muito escuras. Mas não pensem que a fotografia é feita somente de exposição, viu? Há outros elementos que ajudam a compor uma imagem. E eu vou falar sobre todos eles nos próximos posts.
Espero que vocês tenham gostado do primeiro post da tag fotografando. O objetivo é ajudar vocês com suas câmeras e os conceitos que elas possuem. E, claro: dar uma mãozinha para vocês tirarem fotos bem legais e postarem por aí.
E vocês? Curtiram a iniciativa? Conta pra gente!

Compartilhe o post

14 comentários

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.