fbpx
Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Fotografando: o que é abertura do diafragma?

Desde que ganhei minha câmera nova (a Panasonic Fz47), comecei a me interessar bem mais pela fotografia na teoria. No dia que recebi minha câmera, fiquei a madrugada toda procurando conhecer cada função que eu vi na tela e não entendi. Além de saber o que cada item fazia, também acabei entendendo o motivo de certas coisas acontecerem nas fotos (como ruídos, muita iluminação e coisas do tipo).
Por isso, resolvi trazer posts semanais sobre conceitos de fotografia. No primeiro post da série Fotografando eu falei sobre exposição. Agora que já entendemos o que ela faz e como ajuda no resultado final, vamos dar continuidade ao assunto, né?
Como eu disse no post anterior, “eu penso na lente da câmera como um olho humano“. E, desta vez, vocês vão perceber (bem mais!) a semelhança que eu tanto falo.
Para este segundo post, resolvi falar sobre abertura do diafragma. Ou seja: o responsável pela entrada de luz em nossa câmera (lembram que, no primeiro post, eu disse que a fotografia só existe porque há luz?).
O diafragma se encontra na lente da câmera e é mais ou menos assim: 
Eu o comparo, sempre, com um olho humano. Penso nele da seguinte forma: quanto mais aberto está nossos olhos, mais luz conseguimos enxergar. Quanto mais fechado, menos luz conseguimos enxergar. Funciona da mesma forma com a câmera fotográfica!
Só que, na câmera, não é assim tão simples. Isso porque, quanto maior o número, menor a abertura. 
Na nossa câmera, a abertura do diafragma é representada pelo “f”. Na tela, ele ficará “f/x” (x é o número da abertura, por exemplo: f/16). Quanto maior o número, menor é a abertura. 
Sei que é bem complicado, ainda mais no comecinho, entender essa diferença. Por isso, acabei desenvolvendo uma maneira de sempre me lembrar. Acho que pode ajudar vocês!
Nós vamos usar a matemática (a fácil, tá? haha). Imagine que o f é um valor qualquer. Vamos usar o 2, assim fica mais simples. O número 2 dividido por 2 dá 1. O número 2 dividido por 16 dá 0,125. O resultado com valor maior é o da divisão do 2, certo? Então o f/2 tem abertura maior (meio nerd, mas… hahaha).
No começo, vocês podem achar um pouco complicado. Eu me perdi bastante até entender e até achar a dica da divisão. Porém, uma só frase que meu professor disse na faculdade pode resumir tudo isso: “na fotografia, menos é mais”.
Agora que já conhecemos o que é exposição e o que é abertura do diafragma, dá para entender um pouco melhor como a fotografia funciona na teoria, né? Então, é só utilizar na prática! Pegue sua câmera, fuxique as opções e vá mudando os valores. Nada melhor que ver acontecer ao invés de só ler e ler e ler.
E vocês? Curtiram o post? Conta pra gente!

Compartilhe o post

10 comentários
  • Day_Briza
    fevereiro 9, 2013

    Oi Julie!! Conheci seus blog hoje vasculhando a net. Achei bem legal e fiquei super curiosa com a série Fotografando pois também ganhei a pouco tempo uma câmera Cyber shot da Sony 16.1 mega pixels. Gostei bastante do tópico falando sobre "Abertura do diafragma". O que não ficou claro para mim é o que a diferença na abertura do diafragma vai gerar na foto e em que momentos devo usar uma abertura maior ou menor. Se possível, coloque exemplos reais com fotos como vc fez no tópico da série "Exposição".

    Por favor, tire essa dúvida para mim pois não vejo a hora de usar minha câmera de uma maneira"consciente" rsrsrs

    Beijos!!!

  • Pérola Santiago
    janeiro 27, 2013

    to amando saber mais sobre fotografia com você Ju!!!!

    Bjokas

    http://www.borboletamaquiada.com

  • Suelen Suu
    janeiro 25, 2013

    Muito interessante! Eu ainda to pegando o jeito da minha nikon, seu post deu uma luz muito legal!

    beijoos
    http://rostodeneve.blogspot.com

  • AKKA Fashion
    janeiro 23, 2013

    nossa super me interessei agora, fui até procura a minha camera hahahahh
    beijos akkafashion
    http://akkafashion.blogspot.com.br/

  • Beatriz Andrade .
    janeiro 23, 2013

    Eu achava que diafragma era como se fosse um zoom especial da máquina. Tava por fora. Meio difícil de entender no modo "nerd", mas dá pra ter um contexto simples de tudo! Adorei *-*

    Beijos,
    http://paraisodemenina.com/

  • Lari
    janeiro 23, 2013

    Eu só aprendi o que era diafragma com uma amiga minha ue postava no blog sobre fotografia <3 Nossa, uma vez ela me explicou o que era, mas d euma forma muito acadêmica. Do tipo, Física pura HAUHAUAHAU e eu pedindo a tradução sempre. Imagina, né? Seu post ficou mais simples de entender. Gostei muito, Julie 🙂 amo ler sobre isso.
    beijos.

  • Claudio Chamun
    janeiro 23, 2013

    Fotografia é uma arte.
    Eu admiro que consegue uma boa foto.
    Eu vejo minha filha de 10 anos (pai coruja) dominando uma máquina melhor que eu e fico todo bobo.

    http://www.cchamun.blogspot.com.br
    Histórias, estórias e outras polêmicas

  • Caique Medeiros
    janeiro 23, 2013

    Eu até tentaria mexer mais não tenho uma maquina assim!

    http://www.caiquemedeiros.com

  • Mia Sodré
    janeiro 22, 2013

    Estou até agora procurando o tal f aqui. hahahaha Um dia, acharei.
    Mas é bom que tu expliques essas coisas, Ju. Assim, pessoas como eu – que amam fotografar, mas são leigas pacas no assunto – conseguem se enquadrar um pouquinho mais.
    Beijo!

  • Adorei de mais o post, super bem explicado…
    Beijos Ale | Rascunhos à Lápis

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.