fbpx
Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Preciso saber falar inglês para fazer intercâmbio?

Preciso falar inglês para fazer intercâmbio?

Desde que decidi fazer intercâmbio, uma das coisas que mais fiz foi pesquisar! Queria saber tudo que envolvia estudar fora, sabem? Até perdi as contas de quantas googladas fiz sobre diversos assuntos. E percebi que não sou a única com dúvidas! A galera ainda tem muita incerteza sobre o tema. Entre elas, uma das mais recorrentes é: preciso falar inglês para fazer intercâmbio?

Hoje em dia, saber uma segunda língua, principalmente o inglês, deixou de ser um diferencial para se tornar um requisito básico para a vida! Afinal, esse idioma está presente em tudo: desde as hashtags que a gente adora usar no Instagram (como #ootd, que significa outfit of the day, nosso tão popular look do dia; e o #tbt, que significa throwback thursday, a quinta-feira do ‘retorno’) até um artigo científico para seu TCC. Seja onde for, uma coisa não podemos negar: o inglês se tornou tão presente em nossa rotina que não conseguimos ignorá-lo, né?

A fluência em outro idioma é um dos motivos pelos quais os intercâmbios são tão procurados, seja por estudantes ou profissionais que desejam melhorar o currículo. Eu, por exemplo, escolhi estudar no Canadá porque senti necessidade de aperfeiçoar o que já aprendi no Brasil. Além disso, colocar em prática tudo que estudei em quatro anos de curso! Até poderia usar a grana para viajar, como muita gente me incentivou, mas preferi investir em mim, sabem? Até porque os benefícios dessa experiência vão muito além de aprender e falar inglês! Ah, estou focando neste idioma porque foi meu escolhido para estudar fora, mas serve para qualquer outro da sua preferência, tá?

Quando fazemos intercâmbio, nós conhecemos novas culturas, não só do país onde estamos como de outros também. Por lá, acabamos tendo contato com estudantes do mundo todo e isso enriquece ainda mais a experiência! Sem contar o desenvolvimento pessoal, né? Aprendemos a nos virar sozinhos, em um país diferente, com outros costumes e língua. É um desafio que agrega demais!

Mas eu preciso falar inglês para viver essa experiência?

Uma das maiores dúvidas é sobre falar inglês para fazer intercâmbio. Eu preciso ter fluência no idioma? Em que nível eu preciso estar para conseguir estudar fora?

Claro que não é obrigatório ser fluente, até porque o intercâmbio é justamente para isso: melhorar sua comunicação no idioma desejado! Porém, é legal ter, pelo menos, um conhecimento básico para ajudar sua estadia fora do Brasil. Como eu disse, você estará em um local diferente e vai precisar se virar para tudo! Imagine que você acabou de chegar e precisa encontrar o lugar de hospedagem? Ou até quer fazer várias compras pelos shoppings e outlets? Se souber um pouquinho do idioma já ajuda muito, até mesmo para não ser enganado, sabem?

Uma das maiores reclamações de intercambistas que não sabem falar inglês é justamente esse: como não entender o idioma prejudicou a viagem. Eles sempre dizem que a experiência foi ótima, mas, se tivessem uma base melhor, teriam aproveitado mais. Em contraponto, quando o aluno volta para o Brasil, mesmo sabendo o básico da língua, ele se sente mais satisfeito com o resultado do intercâmbio. Ele até continua a estudar inglês na volta, já em nível mais avançado.

Muita gente acredita que é preciso muita grana para estudar em uma boa escola de idiomas, aí acaba optando por economizar e investir só no intercâmbio. O legal é que há instituições que sabem dessa dificuldade e facilitam bastante! Uma delas é a USA Internacional, que oferece valores acessíveis em cursos de inglês e espanhol. A escola disponibiliza todo o suporte para o aluno aprender os idiomas, desde o nível básico até a fluência absoluta. A parte boa é que eles pensaram com carinho em quem deseja aprender uma nova língua de maneira prática e com um preço que cabe no bolso. Aí não tem desculpa, né? 😛

A metodologia da USA Internacional é focada na conversação e a escola conta com professores altamente especializados. Para melhorar, ainda oferece aulas em horários flexíveis e disponibiliza um laboratório para você usar fora do horário do curso, assim pode aperfeiçoar ainda mais seu conhecimento! Tudo isso sem taxa de matrícula, o que já é uma super economia!

Se você ficou interessado, agora vem a melhor parte: a USA Internacional está oferecendo 25% de desconto nas mensalidades! Para saber mais, é só curtir a página da escola no Facebook ou entrar em contato com a equipe pelo telefone (13) 3225-7373. Se quiser conhecer a escola, ela está localizada na Avenida Bernadino de Campos (Canal 2), 442, em Santos.

Agora quero saber de vocês: já pensaram em fazer curso de inglês ou intercâmbio? O que te impede? Comenta aí!

* Este post é um publieditorial.

Compartilhe o post

Sem comentários.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.