fbpx
Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Como criar blog: tudo o que você precisa saber para começar

Como criar blog?

Criei meu primeiro blog em 2006, no auge do meu amor de fã pelo RBD. Na época, usava o zip.net, o sistema de blogs da Uol. Foi por causa desse primeiro contato com o mundo dos blogs que comecei a gostar do Photoshop e a mexer nessa ferramenta que não largo até hoje. Com tudo de conhecimento que juntei, resolvi contar como criar blog. Assim posso compartilhar o que aprendi com vocês, né?

Na época, eu comecei por mim mesma, sem ajuda do Google nem para como criar blog ou até mesmo para escolher o nome. Não sabia nada, nem mesmo o básico para divulgar meu cantinho. Eu era tão iniciante nessa atmosfera que errei em tudo: nome, layout, cores e, principalmente, conteúdo.

Algumas dicas de como criar blog vieram com o tempo e muitas delas eu aprendi sozinha. Hoje, com um espaço bem diferente do que eu tinha em 2006, vejo muitos outros blogueiros cometendo os mesmos erros que eu. Então, se você anda insatisfeito com o número de visitas, comentários e leitores no seu blog, que tal dar uma olhada nas dicas? Às vezes uma coisinha boba interfere bastante no resultado!

Como criar blog: escolhendo o nome

Uma das partes mais difíceis de como criar blog é escolher o nome. Afinal, ele vai te acompanhar por toda a vida do seu cantinho. Escolher um nome para seu espaço é tão importante quanto o conteúdo que vai abordar. Por isso, é essencial que você use alguma palavra chave que deixe subentendido o que o leitor vai encontrar ao entrar no seu blog.

Quando resolvi deixar o #PPC e vir para cá, queria um nome que fosse diferente, mas que mesmo assim, ainda transmitisse a ideia do blog. Inventei tantos nomes que foi super difícil escolher o Julie de batom. Então, resolvi trazê-los para ajudar e/ou inspirar vocês, se precisarem. Olha a lista:

Legenda: @ disponível no Blogger / @ disponível no zip.net

@ Ate meia noite
@ Garota de óculos
@ @ Pelos dezoito
@ @ Inicio de conversa
@ @ Puts sou de maior
@ @ Atingi os dezoito
@ @ Melhor se apressar
@ @ Adulta de lacinho
@ Devolve meu gloss
@ @ Qual eu levo?
@ @ Deixei o tênis
@ @ Acho que deu certo

Dicas para criar nome de blog

A primeira coisa de como criar blog é escolher o nome, certo? Na hora de inventar o título do seu cantinho, nem tudo é válido: muitas coisas interferem na divulgação e na popularidade dele lá pra frente. Entre elas:

Nomes em outros idiomas: Você entende inglês, sua amiga entende inglês. Mas e a amiga da sua amiga? E a garota da escola que gosta de blogs? Nem tudo mundo conhece outros idiomas, então sempre é aconselhável a ficar com o Português, mesmo. Além de ser mais fácil para lembrar, o nome do blog se torna mais claro, assim como o conteúdo dele.Se for usar alguma palavra de outra língua, que seja uma fácil e curta, como o Just Lia.

Letras repetidas: Aí não é problema de escrita ou fala, mas sim de estética. Imagina um blog com o nome eu e o espelho. Ok, legal. Agora junta tudo isso: eueoespelho. Viu quantas letras e tem no link? Além de ser estranho, ainda confunde o leitor.

Fora do tema: Escolher o nome é dar uma síntese do seu blog para o visitante. Por isso, nada de colocar um nome apenas porque é legal ou porque foi o único que pensou.

Fuja do comum: Pense em um nome exclusivo e único. Já vi vários blogs bons por aí, mas que tem nomes parecidos com outros. Isso faz o leitor pensar que, de cara, você já está copiando outro. Por isso, tente fugir dos “Just fulana”, “Depois dos vinte”, “Passei dos quinze”, “Le blog de fulana”, entre outros.

Use seu nome… Com moderação: Usar o nome do blogueiro no blog nem sempre é ruim. Quando combinado com alguma palavra diferente, fica único e legal. Mesmo assim, tenha consciência: nomes como “mundo da fulana”, “pensamentos da fulana”, “coração da fulana” são bem batidos. Ah, e se você tem um nome diferente, aposte: a Karol com K, da Capricho, fez isso e deu super certo!

Pré definidos: Garota fashion, menina mimada, mundo da maquiagem, amo acessórios, guia de estilo, mundo fashion… São nomes que sempre vemos por aí, com poucas alterações. Criar um nome diferente e único torna seu blog especial, e não “comum”.

Dando um jeitinho: Se o nome que você escolheu está indisponível, não dê “jeitinhos” para ficar com ele. Imagina um blog chamado “Muuuuundo da Julie”. Vocês iam lembrar de quantas letras u tem aí? Acho que nem eu! A dica é: procure sinônimos. Munda da Julie não deu? Tenta “Universo da Julie”, “Espaço da Julie”, “Galaxia da Julie”. Qualquer coisa, desde que não tenha trezentas letras iguais, viu?

Como criar blog: conteúdo que você irá falar

Com o nome pronto e o tema escolhidos, agora é hora da melhor parte de como criar blog: separar os primeiros conteúdos. Prepare alguns posts no Word, com toda a estilização feita. Mas lembre-se: sem cópias. Não existe nada pior do que ver um post repetido em blogs diferentes. Além de ser horrível para o blogueiro que perdeu tempo montando aquelas dicas, quem copia ainda fica com fama de copy-cat #fail.

Não espere outros blogueiros falarem do assunto antes de você. Viu uma nova tendência no LookBook? Encontrou uma peça diferente na vitrine? Escreva sobre. Assuntos “novos” sempre atraem a atenção do leitor, principalmente quando ele pesquisa no Google!Ah, vale lembrar que é super importante escrever certo. Esqueça as abreviações: tenha seu blog como uma revista, um livro ou um jornal que você está montando – isso, claro, se for o estilo que você escolheu de como criar blog. Você leva bem mais a sério quando se compromete com o que faz. Se tem dificuldade com alguma palavra, use o Google: não é vergonha nenhuma e todo mundo utiliza essa ferramenta!

Layout do blog: como definir?

É a parte que adoro! Sempre que tenho alguma ideia, desenho numa folha, monto um modelo no Photoshop e fico me coçando para colocar no blog. Sou louca por edição desde que usei o PS pela primeira vez.

Toda vez que mudei o look do #PPC, vários leitores comentavam que gostavam e até queriam saber o segredo para um design legal.

Não é bem um segredo, mas sempre que vou pensar em um novo layout para o blog, tento colocar o que combina comigo naquele momento. É como se eu colocasse meus sentimentos num banner. Se quer algo mais haver com o conteúdo, junte imagens que falem por si. O blog fala de maquiagem? Faça um banner com vários itens. Fala de sentimentos? Use uma foto ou desenho de uma garota. A criação flui melhor quando já sabemos o que queremos fazer, então crie um modelo numa folha de papel, com as posições do menu, das imagens e das colunas. Funciona demais!

Pra quem não se entende com programas de edição, tente praticar. No começo, eu criava coisas absurdas, com cores horríveis e recortes de imagens mal feitos. Hoje, com a prática, consigo fazer mais criações em um tempo menor, até. Tudo depende da sua força de vontade. E vale ressaltar: aprendi tudo sozinha e com alguns tutoriais que encontrava no Google quando queria criar algo diferente.

Já na parte da codificação é que pesa: xHTML, HTML e PHP são as principais linguagens no mundo dos blogs. Por sorte, o Blogspot e o Zip.net utilizam os dois primeiros, que são bem mais fáceis. O WordPress trabalha com PHP, que é mais complicado. Como na edição, também aprendi sozinha durante esses anos. Pra quem tá começando, procura ler artigos e fazer coisinhas básicas. O W3schools ensina tudo, desde o HTML (marcação) até o CSS (estilo da página).

Onde e como divulgar seu blog: redes sociais!

Antes de tudo: entre nas redes sociais. Faça Orkut, Facebook, Twitter, Formspring, Tumblr… Tudo que deixe você mais perto dos leitores. Crie contas especiais para seu blog, assim todos saberão onde te encontrar.

O mesmo serve para a conta de e-mail: com o tempo, os visitantes se apegam ao blog – e a você, também! – e começam a mandar recadinhos, perguntas e sugestões. Por isso, é importante ter um e-mail especial para isso. E lembre-se: seja ativo na caixa de entrada!

Com tudo criado, agora é hora de seguir e adicionar. Comente nos seus blogs favoritos, adicione leitores de outros blogs e apresente o seu. Seja gentil, não “obrigue” ninguém a ler. Envie algum scrap falando sobre algo no seu blog, divulgue no Twitter, conte para os amigos… Tudo isso vale! Só não faça ctrl+c, ctrl+v e saia por aí com o mesmo comentário: “Amei seu blog, visita o meu?” Isso é horrível e nenhum blogueiro curte!

Depois de criado, o que fazer?

Nenhum blog fica famoso do dia pra noite, lembre-se disso. É preciso muito esforço, muitas horas em frente ao computador, muita pesquisa e, principalmente, muita paciência. Sempre vai dar aquela ansiedade de ver o número de visitas, comentários e seguidores subindo, assim como sempre vai dar aquela raivinha de não sentir diferença.

Não deixe nada te abalar: se realmente gosta do que faz, continue. Se tem um leitor ou milhões deles, trate todos do mesmo jeito: são eles que vão até seu blog saber o que está sentindo ou a dica do dia. Respeite todos: eles merecem, viu?

Quanto as criticas…

Sempre vai ter alguém para criticar todo seu esforço. Se não sabe lidar com esse tipo de pessoa, ignore, apague o comentário e siga em frente. Todo mundo passa por momentos assim e, como sempre dizem, “nem Jesus agradou a todos”.

Depois desse guia super básico, espero ter ajudo quem está começando ou quer recomeçar. Qualquer dúvida, respondo nos comentários ou guardo para um post futuro, ok?

E vocês? Curtiram as dicas? Conta pra gente!

Compartilhe o post

16 comentários
  • Nathalia Zanon
    março 30, 2013

    Amei as dicas bjks

    dicasdanathis2.blogspot.com

  • Gabriela
    dezembro 30, 2012

    Gostei muiito do conteúdo , a vários meses estou pensando em criar um blog e este post realmente ajudou muito !!
    obrigada e mais sucesso no blog 😉

    beijinhos

  • Ghisllei Brasil
    dezembro 12, 2012

    Dicas muito ricas.

  • Junie Torres
    novembro 14, 2012

    Adorei as dicas, tenho blog há alguns meses, mas estava sim fazendo algumas coisas erradas. Suas dicas me esclareceram algumas coisas e confirmaram outras! Obrigada e parabéns pelo seu blog, tou sempre dando uma passada por aqui!

  • Thais Brito
    outubro 19, 2012

    Super amei as dicas, sempre quis continua no blog, mas nunca encontrei motivação mas com usas dicas fiquei muito mas esperançosa, amei mesmo obrigada.

  • Sabrina Gomes
    outubro 6, 2012

    Vou colar lá na minha página , muito útil , até pra mim, que já tenho blog há quase 3 anos :DD adorei :*

    Beijão, Sabrina. (www.spiderwebs.com.br) ♥

  • Realmente.Eu passei dias (não é exagero) só pesquisando sinônimos de palavras para o meu blog e encontrei um que define tudo o que quero expressar.Até hoje mesmo,eu sou viciada no dicionário e sempre estou pesquisando por palavras mais absurdas e inusitadas possíveis.
    Em questão de design eu sou péssima.Comecei a criar os banners no Paint com cores berrantes e agora só estou usando o PhotoFiltre Studio.Quem sabe um dia eu aprendo a dominar o Photoshop rs'

    http://www.estrambotices.blogspot.com/

  • Thamíris
    abril 11, 2012

    O que você fez com o Pronta pra crescer? Simplesmente não usa mais?

    Eu achei legal sua atitude, pois é como eu, eu não combino mais com o titulo "pronta para crescer" porque querendo ou não eu cresci, então o meu tem que ter haver com isso.

  • Antonia C. Sundrani
    fevereiro 7, 2012

    Adorei esse post! Dicas super válidas! *-*

  • Carol
    fevereiro 6, 2012

    Amei as dicas, Julie 🙂
    Pra quem fecha um blog de 2 anos e decide começar do zero, sem divulgar pra ninguém é bem dificil. Era o que eu precisava ler… Essa semana vou assinar um domínio e já encomendei um layout personalizado. Começar do zero, de novo! Teu blog é lindo, vou estar sempre por aqui…

    Beijo
    atrasdasminhaslentes.blogspot.com

  • Mayara Hencklein
    janeiro 23, 2012

    Ameeei as dicas, acabei de começar meu blog e é realmente muito bom ter dicas de alguém mais experiente. Não entendo quase nada, mas estou tentando, e já comecei a escrever. Espero com o tempo conseguir um blog tão bom quanto o seu.
    Se alguém quiser dar uma passadinha lá, meu blog é http://sweetsixteenyears.blogspot.com/
    Beijos gente =)

  • Isabelle Ribeiro
    janeiro 2, 2012

    Amei as dias Julie, era udo que eu precisava para tomar um novo rumo! (:

  • Hélvio Caldeira
    janeiro 2, 2012

    A criação e desenvolvimento de um blog requer muita paciência e dedicação. Para mim a parte mais difícil é a escolha do nome!

  • Herlene Santos
    janeiro 2, 2012

    MELDEUS Julie 😉 Que post super enriquecedor. ÓTIMAS DICAS!

    Já tive outros blogs também, mas nunca estive tão feliz como estou agora. O DEScomplicando é algo tão importante e fundamental pra mim (como é pra maioria das blogueiras) que quem não é do mundo da blogosfera, nunca será capaz de nos entender. Sabe o que eu acho? Deveríamos ser mais valorizadas. Afinal, nosso principal objetivo, é apenas transmitir sentimentos, opiniões, ideias de uma forma mais dinâmica. Nos contribuímos para a sociedade sim. Fazemos a nossa parte.

    Para os iniciantes ou quase isso, aprender tudo que se deve aprender sobre blogs, é complicado, às vezes, confesso, dá vontade de jogar tudo pro alto e abandonar a página para sempre. Mas como poderia fazer isso, se é gosto de estar envolvida nesta de trabalho e se existem pessoas que admiram o meu blog? Então continuo. Sigo em frente. Buscando sempre trazer o melhor conteúdo para os meus queridos leitores e aprimorar meu blog.

    Blogueiro de verdade não copia, busca inspiração. Afinal, inspiração é fundamental para todas as mentes criativas não é mesmo? E mente criativa é o que não falta para os blogueiros e blogueiras de plantão ^^ O mundo já está tão saturado de mesmice, que nós apenas procuramos fazer uma mini revolução, se é que posso assim chamar.

    Então, já falei demais né? HAHA No mais, eu adorei muito este post e gostaria de ler mais dicas assim tá? Eu preciso e com certeza, outras pessoas também.

    E quanto a você ter migrado pra cá, saiba que sempre terá meu apoio, pois todos nós, seus leitores, temos consciência da sua capacidade e não importa qual blog seja, o essencial é que a Julie esteja lá <33

    Bjs e um lindo 2012 pra ti ;*

  • Criei meu blog. E agora?
    abril 11, 2022

    […] no comecinho do #JDB, eu fiz um hiper post com dicas para criar um blog, vocês se lembram? Depois de um enorme período sem falar sobre nada disso aqui, trouxe um especial para quem já […]

  • […] encontro os desenhos que uso. Já faz um tempo que venho pensando em criar este post e, depois das dicas para criar um blog, agora apresento os sites onde encontro essas ilustrações lindas. O DeviantART é a […]

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.