fbpx
Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Baixada Santista no inverno: dicas de passeios!

Baixada Santista no inverno: passeios

Há um bom tempo, dei dicas de passeios aqui na Baixada Santista, região onde moro. Fiquei tão feliz com o feedback de vocês que pensei: por que não fazer uma parte 2? Como estamos no inverno, o desafio foi ainda maior. Eu moro no litoral e o grande foco dos turistas é a praia, né? Quando a temperatura baixa, o pessoal não sabe bem para onde ir. Ou ficam nos barzinhos ou em casa, mesmo. Porém, há, sim, lugares para passear na Baixada Santista no inverno. E são lugares tão legais que valem a pena sua visita!

Como fiz no post anterior, eu foquei nas cidades de Santos, São Vicente e Praia Grande. Elas são as que mais visito por aqui e acharia injusto falar de locais que nunca fui. Eu já conheço todos esses lugares que listei aqui. Portanto: selo Julie de qualidade! haha.

Se você vem de outro estado para a Baixada Santista e está chegando de avião, uma dica é contratar um transfer a partir do aeroporto. Também é importante procurar o local que você vai ficar com antecedência, mesmo no inverno. Se for se hospedar em hotéis ou pousadas, dê uma pesquisada na localização. Dessa forma, você pode escolher uma hospedagem que seja perto da cidade e não vai precisar de carro ou ônibus para os passeios, né? A Baixada Santista no inverno é mais vazia, mas mesmo assim já prepare tudo antes!

Baixada Santista no inverno: feiras de artesanato

Eu resolvi dar dicas de feiras de artesanato como passeio na Baixada Santista no inverno porque elas são super gostosas de visitar. Como nessa estação a chuva é um pouco ausente por aqui – chove, mas não com tanta frequência quanto no verão, por exemplo -, dá para aproveitar a noite nesses locais. Além de muitos objetos de arte, você também pode comer lanchinhos diferentes.

Essas feirinhas são ótimas opções de passeio na Baixada Santista no inverno porque acontecem sempre. Ou seja: elas estarão lá no verão, primavera, outono e inverno. O legal é que há muita coisa para ver: desde objetos de decoração, até peças de roupas artesanais, acessórios e comida. Muita comida!

Baixada Santista no inverno: feiras de artesanato na Praia Grande

Feiras de artesanato em Praia Grande (SP)

Para mim, as feirinhas de artesanato de Praia Grande são ótimas opções de passeio na Baixada Santista no inverno. Eu conto o motivo: há três locais diferentes que você pode visitar. Além disso, a organização delas é bem legal. Os “estandes” já são montados pela Prefeitura, então fica mais fácil transitar por elas. E você encontra de tudo: roupas, brinquedos, acessórios e alimentação. Não encontrei horário nem dias de funcionamento, mas sexta, sábado e domingo tenho certeza que estão abertas.

São três endereços diferentes:

  • Cidade Ocian: Praça Dr. Roberto Andraus – Cidade Ocian, Praia Grande / SP
  • Guilhermina: Praça Portugal – Guilhermina, Praia Grande / SP
  • Vila Caiçara: Praça Nossa Senhora de Fátima – Vila Caiçara, Praia Grande / SP (tem parque de diversões do lado)

Feira de artesanato em Santos (SP)

Em Santos, há uma feira de artesanato que eu adoro: a Feir’Art. É um lugar super legal para ir na Baixada Santista no inverno. Ela é meio ambulante, na verdade. No sábado fica em um local. No domingo, em outro. Diferente da feirinha de Praia Grande, a Feir’Art é toda de barraquinhas. Mesmo assim, super organizada. A feira de artesanato é bem completinha e tem de tudo: acessórios, roupas, peças de crochê, artesanato e comida. Ela funciona sábado e domingo a partir das 16h.

Os endereços são:

  • Sábado: Av. Bartolomeu de Gusmão (orla da praia) em frente à Avenida Conselheiro Nébias – Praia do Boqueirão, Santos / SP
  • Domingo: Praça do SESC (Rua Conselheiro Ribas, 136) – Aparecida, Santos / SP

Baixada Santista no inverno: Festa do Morango em São VicenteBaixada Santista no inverno: Festa do Morango em São Vicente

Festas temáticas: dicas de passeio na Baixada Santista

Como a Baixada Santista no inverno é mais parada, muitas prefeituras promovem festas especiais para essa estação. Nesse caso, são datadas e geralmente duram o período de férias (julho a agosto). O legal é que, por ser em um mês friozinho, os expositores apostam muito em pratos típicos de inverno.

Festa do Morango – São Vicente (SP)

A Festa do Morango, em São Vicente, já é tradicional. Em 2016 ela está em sua 20ª edição e é bem conhecida na cidade. Como o nome já diz, lá você vai experimentar vários pratos feitos com morango. Entre eles: pizza cone com morango e nutella, fondue, merengue, espetinhos, verrine, pastel de morango e muito mais. Há também restaurantes servindo comidas típicas, desde as nordestinas até japonesas. No local você ainda encontra pratos feitos com peixe, além de caldos e churrasco.

A festa acontece sob uma tenda que protege muito do frio e ao lado de um parque de diversões. Para completar: a paisagem de fundo é a praia do Itararé. Demais, né? Se você vier em outro período fora das férias de julho, visite o local ou procure saber se algum evento está acontecendo por lá. Nessa tenda sempre tem alguma festa temática, seja da banana, nordestina e por aí vai.

  • Endereço: Praia do Itararé (Av. Ayrton Senna da Silva)
  • Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, a partir das 14h

Festa Inverno – Santos (SP)

A Festa Inverno acontece em Santos e é uma ótima opção de passeio na Baixada Santista no inverno. Ela já é tradicional na cidade e conta com 15 lanchonetes e oito restaurantes administrados por entidades assistenciais cadastradas no Fundo Social de Solidariedade (FSS). O legal é que toda a renda é revertida para obras assistenciais. Então mais que se divertir, você também ajuda uma instituição!

O local também conta com espaços de artesanato, entretenimento e palco para shows musicais. A Festa Inverno começou no dia 1º de julho e segue até o fim do mês (31).

  • Endereço: Arena Santos – Avenida Rangel Pestana, 184
  • Horário de funcionamento: terça a quinta-feira, das 19h à meia noite | sábado das 18h à meia noite | domingo das 18h às 23h

Dica extra: Museu do Café, em Santos (SP)

Baixada Santista no inverno: Museu do Café

Impossível falar de inverno e não pensar em bebidas quentinhas, né? E que tal juntar isso a conhecimento? O Museu do Café está localizado no Centro de Santos e disponibiliza os dois. Lá você vai conhecer um pouco mais sobre essa bebida tão famosa e amada, além de curtir a lanchonete do local.

  • Endereço: Rua Quinze de Novembro, 95 – Centro
  • Horário de funcionamento: terça-feira a sábado, das 9h às 17 | domingos, das 10h às 17h

Agora eu quero saber de vocês: curtiram as dicas? Já conheciam algum desses lugares? Comentem aí!

* Este post é um publieditorial

Compartilhe o post

4 comentários
  • Christiane
    julho 21, 2016

    Oiii Julie, muito legal esse post, ainda mais agora nas férias de meio de ano!

    Bjinhooo

  • Renata Martins
    julho 19, 2016

    Julie eu amei o post. Moro na Baixada a 9 anos e nunca consegui visitar muitos lugares, é um projeto constante. Amei as sugestões!

    • Juliana Duarte
      julho 20, 2016

      Obrigada, Renata *-* Eu gosto muito desses lugares. Tenta conhecê-los que são supimpa! haha 😛

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.