fbpx
Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

10 dicas para uma sessão de fotos incrível!

10 dicas para sessão de fotos incrível

Quem aí curte fotografia? Eu sou apaixonada desde que ganhei minha primeira câmera fotográfica. Na época a qualidade não era tão boa quanto hoje. Porém, foi com aquela máquina que minha história com essa arte nasceu. Descobri que adoro fotografar e ser fotografada. Com o blog esse hobbie se tornou ainda mais frequente. E como sei que tenho muitas leitoras que são blogueiras, resolvi juntar minhas 10 dicas para uma sessão de fotos incrível em um post bem especial. Quem curtiu?

Não é segredo que a fotografia tem um significado importante para mim. Ela me ajudou muito com minha autoestima, com minha relação com meu corpo. Foi me clicando que eu descobri minhas qualidades e passei a amar meus “defeitos”. Até fiz um post especial sobre isso, lembram?

Essa aceitação é algo tão gostoso que dá vontade de passá-la adiante. Assim como eu aprendi a curtir minhas curvas, meus traços e tudo que faz parte do que eu sou, você também pode aprender. É um exercício que leva tempo e a fotografia ajuda muito nisso! Ela nos dá uma visão diferente daquela que temos sobre nós mesmos. Ajuda muito nesse processo de autoestima.

Esse post tem como objetivo não só te dar dicas para uma sessão de fotos melhor como, principalmente, te ajudar a se aceitar, se amar. Você pode usar as dicas para se fotografar e guardar o resultado para você. Para se descobrir, entender que aquilo que você não gosta nem é um defeito – é parte de você e é lindo. Também pode usar as dicas para fazer um ensaio e postar no seu blog. O que quero passar é a sensação de ter começado a me amar e te ajudar nesse processo usando a sessão. As fotos um dia a gente perde, talvez. Esse sentimento, nunca <3

10 dicas para sessão de fotos incrível

1. Procure inspirações

Sei que vocês adoram sites como Pinterest e We Heart It para procurar ideias de decoração ou até mesmo para frases bonitinhas. Mas que tal usá-los para pesquisar inspirações de sessões de fotos? Você pode usar as imagens para ter ideias e montar a sua própria. Vale se inspirar em poses, locais, ângulos… Depende do que você quer com seu ensaio.

O bom em procurar inspirações é que você já vai começar a sessão sabendo o que quer. Já vai ter uma noção de pose, ângulo e cenário. Isso sem contar que fica mais fácil saber o que você gosta ou não em um ensaio. Aí é só fazer uma pastinha no celular e treinar as poses para o dia especial!

2. Defina um tema

Depois de procurar as inspirações você já terá uma ideia do que quer mais ou menos para sua sessão de fotos. Por isso, defina um tema com base no que você quer passar com as imagens. O tema pode ser desde uma paleta de cores, uma estampa ou até mesmo um assunto/sentimento (pin-up, conto de fadas, solidão, amor, amizade, locais da sua cidade, entre outros).

O assunto é o que vai guiar toda a sessão de fotos. É a partir dele que você vai escolher look, maquiagem, decoração, local e até mesmo se vai ser acompanhada ou sozinha. É bem importante pensar nisso porque é a base do ensaio, né? Aí depois é só escolher os elementos que vão dar vida à sua ideia!

10 dicas para sessão de fotos incrível

3. Defina o local e horários

Com o tema definido, você precisa encontrar lugares que tenham relação com ele. Se você quer uma sessão de fotos sobre a sua cidade, por exemplo, vale usar os locais mais conhecidos como cenário. Se a ideia for algo mais íntimo, é legal apostar no seu quarto, com os objetos que você curte.

É bom ver isso com antecedência porque alguns locais precisam de reserva ou até mesmo há um preço de entrada (em caso de orquidários, hortos, parques, etc). Pesquise antes os horários que esses lugares abrem e fecham, além de quanto tempo demora para chegar lá. Locais ao ar livre são sempre uma boa opção, mas apostar no seu quarto ou em uma parede da sua casa também é uma ótima saída, viu?

Você precisa saber o horário que suas fotos ficarão melhores. O tema ajuda muito nisso! Fotos na luz do dia ficam mais alegres, divertidas. Já à noite você pode fazer um ensaio bem estiloso, aproveitar as luzes dos carros e postes para criar aquele efeito desfoque que a gente tanto ama.

10 dicas para sessão de fotos incrível

4. Produção

Agora é hora de separar seus itens de maquiagem, suas roupas e escolher qual será o visual da sessão de fotos! Cada elemento em uma imagem é informação, então é bem importante a gente pensar em tudo que irá compor nossa foto. Sua roupa, maquiagem e cabelo também transmitem algo. Não vale só pensar no cenário e esquecer do principal: você!

Claro que maquiagem é opcional porque, como eu disse, tudo depende do seu tema. Eu adoro ensaios naturais, com meninas que estão bem simples, com roupas confortáveis e do dia-a-dia. Dá um ar bem intimista, leve, sabem? Se seu objetivo é algo mais produzido, vale se jogar na make e nos penteados. Sinta-se uma modelo, uma diva. Até porque você é, né?

5. Tire um dia para sua sessão

Uma sessão de fotos pede tempo, então aproveite e tire um dia para produzi-la. Acorde cedo, separe as roupas, a maquiagem e tudo o mais que você precisa. Arrume-se do jeito que você quer, deixe o local/cenário da maneira que você deseja que apareça nas fotos e, se necessário, monte o cantinho onde os cliques vão acontecer.

O legal é que você vai tirar um dia para fazer algo bem especial: se curtir. Cada clique é um registro de algo único, especial. Pense como um dia para você, um momento só seu. Bem gostoso, concordam?

10 dicas para sessão de fotos incrível

6. Chame um amigo ou aposte no tripé

Tudo definido, é hora de começar a sessão! Mas quem vai clicar tudo? Calma! Chame sua melhor amiga ou sua mãe para te fotografar. Vale usar o ensaio para fazer um passeio diferente, conhecer um novo local e, claro, para vocês se divertirem muito!

Se sua amiga ou mãe não conseguirem ir, calma! Aposte no tripé ou na pilha de livros com o timer que tudo dá certo. Assim não dá para tirar as fotos na rua ou em locais abertos, mas não desista. Use seu quarto como cenário ou uma parede da sua casa que você goste. Tudo tem um jeitinho, né?

7. Pesquise sobre sua câmera

Conhecer seu equipamento ajuda muito na sessão de fotos. Além de entender como fazer para solucionar alguns problemas (muita luz, pouca luz, foto granulada, sem foco, etc), você também pode ajudar sua amiga que vai te fotografar.

Outro ponto importante é que, conhecendo sua câmera, você sabe o que dá para fazer com ela ou não. Assim você já pensa na sessão de fotos como um todo. Se seu equipamento não funciona bem com fotos noturnas, troque a sessão para a luz do dia, por exemplo. Qualidade é algo que devemos, sim, nos preocupar.

10 dicas para sessão de fotos incrível

8. Detalhes também são importantes

Variar nos ângulos é importante, assim como no foco da sua imagem. Não fotografe apenas rosto e a parte de cima do corpo. Aposte nos detalhes! Pode ser suas mãos, seu braço, suas pernas… Desde que a imagem transmita uma mensagem. Não é só seu olhar, seu sorriso e sua expressão que dizem alguma coisa.

9. Não exagere na edição

Depois do ensaio vem a hora da edição das fotos. Ela é super importante para corrigir alguns detalhes. Porém, não exagere, viu? Filtros são legais, mas lembre-se que eles devem conversar com o tema do ensaio, se não pode colocar tudo a perder. Eu, por exemplo, prefiro corrigir somente brilho, contraste, saturação e detalhes que envolvem iluminação. Não gosto de mudar minha aparência, por exemplo, e esconder espinhas e manchinhas. Mas vai de cada um 🙂

Para fazer a edição das fotos você pode usar programas como Adobe Photoshop ou até mesmo ferramentas online. O meu favorito é o Pixlr Express, pois oferece a maioria das opções que a gente precisa. Não dá para não amá-lo <3

10 dicas para sessão de fotos incrível

10. Se joga

Isso mesmo! Sinta-se diva, famosa, modelo. Sinta como se nada no mundo importasse além de você. Se joga nas expressões, nos carões, nas poses que você sempre quis fazer. Aproveite cada clique para se amar, se descobrir. Não tem nada mais gostoso do que entender seu próprio corpo, ver como ele é lindo e perfeito.

Ah, e nada de vergonha! Não trate a câmera como uma inimiga mas sim como sua aliada. Ela está ali para registrar o que você tem de melhor. E, acima de tudo, te ajudar a se ver de outra forma. Se você escolher fazer o ensaio em locais abertos, esqueça que há outras pessoas ali. Pensa consigo mesmo: várias meninas fazem isso todos os dias. Eu também posso! As pessoas vão olhar para você por qualquer outro motivo – seja porque curtiram sua roupa ou simplesmente por olhar. Então que elas olhem enquanto você faz algo que gosta. Nada de vergonha. Combinado?

Agora eu quero saber de vocês: curtiram o post? Gostam de fotografia? Comentem aí! E me mandem as sessões de fotos que vocês fizeram. Vou adorar dar uma olhada <3

Compartilhe o post

4 comentários
  • Mari Mesquita
    julho 17, 2016

    Simplesmente amei o post. Curti demais sei trabalho e vc sabe disso. Já fiz sessão de fotos com vc…e vc e nega criativa e sem frescuras. Um beijão….

  • Larissa Corrêa
    fevereiro 20, 2016

    Adoro fotografias! Sempre saio para modelar para minhas amigas fotógrafas ♥

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.